O texto apresenta uma visão ampla dos recentes desenvolvimentos sociais, políticos e econômicos na América Latina. Os seis ensaios que conformam o livro enfocam em temas relevantes e transversais, que tentam construir um fio do discurso sobre a região altamente diversificada, destacando suas principais idiossincrasias e analisando para onde ela deve se encaminhar nos próximos anos. Embora os ensaios reconhecem avanços consideráveis, eles também apontam retrocessos e oportunidades desperdiçadas que impediram o progresso sustentado. O fortalecimento da capacidade do estado surge como um desafio significativo.
Estado de Direito: Catalina Botero analisa o contraste entre as aspirações contidas nas constituições latino-americanas e o atual retrocesso democrático em alguns países.
Crime e Violência: Robert Muggah argumenta que as políticas de combate ao crime na região estão divididas entre as abordagens rígidas (mano dura) e as iniciativas de segurança dos cidadãos.
Gestão Econômica: Augusto de la Torre e Alain Ize estudam o fracasso das economias latino-americanas em convergir com os países desenvolvidos e propõem um caminho a seguir para reacender o crescimento e impulsionar o desenvolvimento.
Desenvolvimento Social: George Gray Molina aborda as causas da redução da pobreza e da desigualdade no início dos anos 2000, os retrocessos desde o fim do boom e a discriminação persistente com base no sexo e na raça.
Integração Regional: Ana Covarrubias explica as razões e consequências da incapacidade da América Latina de transformar a solidariedade regional em profunda integração e analisa as recentes tentativas de promover a cooperação na região.
América Latina e o Mundo: Andrés Malamud explora as repercussões das mudanças no poder global para a América Latina, incluindo uma China emergente e mudanças políticas nos Estados Unidos.
O livro foi co-editado pelo presidente da Inter-American Dialogue, Michael Shifter, e pelo fellow não-residente Bruno Binetti. Os colaboradores incluem alguns dos principais especialistas regionais em seus campos. A ex-presidente da Costa Rica e atual co-presidente do Diálogo, Laura Chinchilla, escreveu o capítulo introdutório.
Enrique García, economist and former president of the CAF – Development Bank of Latin America, has published a new book titled Development and Cooperation in Latin America: The Urgent Need for a Renewed Strategy. It is the seventh volume published in the José Bonifácio Chair collection at the University of São Paulo.
No dia 18 de novembro de 2024, o Programa de Estado de Direito do Diálogo Interamericano, a Fundação Fernando Henrique Cardoso e a Escola de Segurança Multidimensional do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo lançaram um relatório conjunto analisando políticas públicas para enfrentar a insegurança nos estados do São Paulo e no Rio de Janeiro. Esse é o quarto relatório de uma série sobre políticas de segurança e Estado de direito na América Latina, promovida pelo Programa de Estado de Direito do Diálogo Interamericano.