Lançamento de relatório sobre educação de qualidade

This post is also available in: Português Español

Seis áreas prioritárias para transformar a qualidade da educação na América Latina são analisadas no relatório “Construindo uma Educação de Qualidade: um pacto com o futuro da América Latina”, lançado nesta terça-feira (29) pelo Instituto Ayrton Senna e o Diálogo Interamericano, em evento com apoio da Fundação Santillana e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

A partir de ampla compilação de indicadores que mostram os desafios ainda presentes para melhorar o ensino nos países da região, o relatório aponta também iniciativas positivas que podem inspirar soluções para os seis eixos e propõe uma agenda transformadora, que incentiva os países a construir pactos conjuntos com toda a sociedade.

A publicação é fruto do trabalho da Comissão para a Educação de Qualidade para Todos, convocada pelo Diálogo Interamericano, que contou com contribuições de 12 prestigiosos membros de diferentes países da América Latina, sob liderança dos ex-presidentes Ernesto Zedillo, do México, e Ricardo Lagos, do Chile. A versão inicial do relatório foi lançada em espanhol, no segundo semestre de 2016, e o Instituto Ayrton Senna traduziu o material para o português e editou a publicação no Brasil.

Com o objetivo maior de proporcionar aos estudantes uma educação conectada com as demandas do século 21, que efetivamente garanta oportunidades de aprendizagem com impacto positivo na vida de crianças e jovens, o relatório se divide em três partes: primeiro, um panorama do estado atual da educação na América Latina, de acordo com os principais indicadores disponíveis.

Segundo, analisa políticas públicas e medidas já realizadas sobre as seis áreas prioritárias (desenvolvimento na primeira infância; excelência docente; avaliação de aprendizagem; novas tecnologias; educação relevante financiamento eficiente) e, por fim, propõe as medidas importantes para o pacto social necessário entre todas as pessoas interessadas em melhorar a educação nesses países.

Relatório completo aqui

Suggested Content

Will Maduro Finish His New Six-Year Term in Venezuela?

A Latin America Advisor Q&A featuring experts' views on Venezuelan President Nicolás Maduro's inauguration for a third term.

What Does Assad’s Collapse Mean for Latin America?

A Latin America Advisor Q&A featuring experts' views on the collapse of regime of Bashar al-Assad in Syria and its effects on international relations in

Where Are U.S. Relations With Venezuela Headed?

Trump’s presidency may revisit Venezuela sanctions, balancing migration, energy security, and democracy while considering past failures of maximum pressure policies and recent pragmatic licensing successes.

Subscribe To
Latin America Advisors

* indicates required field

The Inter-American Dialogue Education Program

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTER / SUSCRÍBASE A NUESTRO BOLETÍN:

* indicates required