Peru’s Path Forward: Navigating Political, Economic, and Global Dynamics

Escola Plus e a programação audiovisual como ferramenta educativa: Lições aprendidas

A questão de como são fornecidos os recursos educacionais multimídia de alta qualidade e divertidos para escolas remotas ou escolas com pouca conectividade com a Internet exige o desenvolvimento de respostas inovadoras e flexíveis para apoiar o desempenho dos alunos e os seus professores. No contexto da América Latina, este não é um desafio menor. 11% da população mundial desconectada é localizada na América Latina e no Caribe (ALC), o que representa apenas 8,4% da população mundial, e a maioria dos países da América Latina não atendem às condições básicas para garantir a conectividade significativa para fins educacionais.

Esse déficit de conectividade é ainda maior nas áreas rurais do que nos centros urbanos. O índice de conectividade significativa—um indicador projetado para medir um conjunto de variáveis, incluindo o acesso regular à internet, a um dispositivo apropriado para se conectar, aos dados suficientes para realizar atividades diárias y para a velocidade de conexão necessária para atender à demanda— mostra não apenas um nível muito baixo de conectividade nos países latino-americanos mas também uma lacuna importante entre as áreas rurais e urbanas. Em outras palavras, existe uma representação excessiva de escolas com pouca ou nenhuma conectividade à internet na América Latina e uma lacuna significativa que exige respostas criativas.

Neste contexto, o programa Escola Plus, promovido pela Fundação Leo Werthein, responsável pela área de sustentabilidade da Vrio Corp., empresa matriz da DIRECTV América Latina, SKY Brasil e suas plataformas de streaming e TV ao vivo DGO e SKY+, oferece uma solução por meio de uma conexão via satélite à sua grade de canais educacionais. Isso permite que os professores e os estudantes tenham acesso a programação educacional de qualidade sem necessidade de infraestrutura e custos associados à instalação permanente de conectividade à Internet. O programa, conhecido como Escola Plus no Brasil, está presente em oito países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela.

Neste relatório, apresentamos os resultados de um estudo realizado pelo Diálogo Interamericano sobre a experiência do Escola Plus. O estudo incluiu não só a revisão sistemática das informações geradas pelo próprio programa (incluindo avaliações prévias), mas também uma pesquisa entre professoras das escolas participantes e entrevistas com professores, diretores,
e autoridades educacionais. O objetivo principal do estudo foi sistematizar as lições aprendidas na implementação do programa e oferecer reflexões estratégicas que ajudarão o Escola Plus a melhorar o seu funcionamento, orientação e resultados no futuro.

Lea el Informe

BAIXE O RELATÓRIO AQUI:

Suggested Content

What Role for China’s Policy Banks in LAC?

Again this year, China’s policy banks—China Development Bank (CDB) and the Export-Import Bank of China (Eximbank)—issued no new finance to Latin American and Caribbean (LAC)

Estándares Altos: Dando a todos los estudiantes una oportunidad justa

La meta de una reforma basada en estándares es ayudar a todos los estudiantes a alcanzar niveles más altos de desempeño, no establecer metas imposibles

It is Time to Act

The initiatives undertaken by the countries in the region to solve these problems have been numerous and important. However, the review of results suggests that

Subscribe To
Latin America Advisors

* indicates required field

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

The Inter-American Dialogue Education Program

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTER / SUSCRÍBASE A NUESTRO BOLETÍN:

* indicates required